Muito se fala sobre o comportamento do consumidor e como ele impacta diretamente no cenário atual das empresas, “segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro partiu de um faturamento de R$ 18,5 bilhões em 2011 para mais de R$ 60 bilhões em 2017, ano em que alcançou 12% de crescimento e a previsão é que, em 2018, o crescimento do e-commerce nacional supere 15%, chegando a um volume de mais 220 milhões de pedidos e um faturamento de R$ 69 bilhões.”
Um dos grandes motivos para esses resultados crescentes? O surgimento das novas tecnologias e a velocidade com que as informações são propagadas, transformando o comportamento do consumidor que se tornou cada vez mais exigente e capaz de influenciar o todo ao seu redor. Atualmente, o cliente percorre cerca de 60% em sua trajetória de compra antes mesmo de chegar até você, empreendedor. Tudo isso devido à internet e das buscas através de mecanismos como o Google, permitindo que o consumidor compartilhe com apenas alguns cliques suas reações, sejam elas positivas ou negativas, impactando outros consumidores na tomada de suas decisões.
Aparentemente montar um E-commerce é uma tarefa fácil, a ideia de criar um site e faturar com suas vendas online é simples, mas esse trabalho é muito mais complexo do que parece e um dos segredos para o sucesso nas vendas está na customização, ou seja, planejar, programar de tal forma que a plataforma e o ERP funcionem harmonicamente.
Alguns questionamentos surgem ao longo do processo e você empreendedor se pergunta: Como desenvolver meu negócio? Como administrar minhas finanças? Como ter um serviço eficaz? E principalmente, como atrair novos clientes?
Essas são dúvidas frequentes e para sua comodidade, listamos algumas dicas que vão te ajudar a acompanhar as principais tendências desse setor.
- Adote a prática OMNICHANNEL
Como abordamos anteriormente o comportamento de quem compra mudou, as compras são guiadas por diversos estímulos, e tornar a experiência do consumidor rápida, ágil e eficaz não é mais uma opção e sim uma necessidade. Quem dita as regras nesse novo cenário é o consumidor e como forma de tornar sua navegação a mais prazerosa possível, criou-se o chamado omnichannel.
- Mas afinal, o que é omnichannel?
Do prefixo omni que significa tudo e do inglês channel que quer dizer canal, temos como definição básica “todos os canais”, ou seja, podemos dizer que ser omnichannel é estar em todos os canais ao mesmo tempo, entretanto, esse simples termo abrange muito mais do que essa simples exemplificação.
Munidos dos mais variados recursos e com toda praticidade da tecnologia, as empresas estão sendo impulsionadas a utilizar de diversos meios para manter e converter seu público-alvo. Dessa forma, surgiu a necessidade de integrar todas as possibilidades, seja pelo site, e-mail, telefone ou mesmo pelas redes sociais, o empreendedor disruptivo e que busca resultados deve se preocupar em garantir que a experiência do consumidor seja a mais otimizada possível.
Trazendo esse conceito para realidade, oferecer ao consumidor a mobilidade de transitar em vários canais e como por exemplo, comprar no site e ser atendido pelo seu smartphone, ou mesmo comprar pelo seu smartphone e retirar o produto em uma loja física, garante a empresa maior solidez e atuação no mercado, proporcionando maior proximidade com o cliente e a capacidade de adequar o melhor produto a sua necessidade, uma vez que ele já informou anteriormente suas preferências, sendo possível identificar e analisar cada perfil individualmente garantindo além de uma maior gestão do seu negócio a satisfação e fidelização daquele usuário.
- Utilize a Inteligência artificial
Sem dúvidas uma das mais fortes tendências e em algumas lojas virtuais de sucesso já vem sendo utilizada.
Uma das grandes inovações é a “machine learning” (uma das áreas da inteligência artificial) que através de conhecimento de padrões de consumo e do comportamento do consumidor dentro da loja, traz a luz aquele produto que irá se adequar perfeitamente a necessidade do cliente. Nesse ambiente cada busca, seleção de produtos dentro do carrinho, compras realizadas e toda a jornada do cliente dentro do site funcionam como pistas para esse incrível robô, que trabalha procurando atender todos os clientes como se fossem únicos, levando até eles os melhores produtos conforme o perfil da compra.
Diversos dados são convertidos em informação com grande valor para que o “robô lojista “tome a melhor decisão sobre o que apresentar ao potencial cliente, sem contar que quando o assunto é inteligência essa máquina segue à risca os pequenos detalhes, quanto mais dados são armazenados, mais inteligente esse robô fica e com o passar do tempo a assertividade só aumenta.
Investir em softwares, chatbots que permitem simular a interação humana entre um atendente e o consumidor é uma excelente alternativa para aumentar a produtividade e agilizar os processos.
- Fique atento aos Gargalos
Para garantir a segurança do seu negócio e estar em constante desenvolvimento garantindo a tranquilidade dos seus clientes desde a compra do produto até a sua entrega é importante ter um controle de estoque eficaz e essa é uma atividade que exige a alocação de muitos recursos, principalmente quando realizada por profissionais sem experiência na área. Além de ser uma tendência e uma estratégia inteligente, ter o auxílio de um escritório contábil faz toda a diferencia na execução desta tarefa.
Dentre os motivos que podem ser utilizados para gerar essa parceria, está também a questão fiscal, devido ao fisco ter acesso a informações de compra e venda, sem contar que são inúmeras as tributações incidentes nas mercadorias. Um erro grave de muitos empreendedores é não tomar ações de prevenção adequadas e muitos, mesmo sabendo dos riscos, ainda enfrentam grandes dificuldades. É necessário ficar claro que o empreendedor que pensa no futuro deve estruturar o seu presente, afinal, do que adianta ter uma grande ideia, montar o seu negócio e não oferecer a ele os nutrientes necessários para o seu crescimento? Para lidar com essas questões e ter uma gestão de estoque operando de forma eficiente, requer habilidades que só um especialista da área contábil pode oferecer.
Como parte estratégica de gestão ou como forma de otimizar suas operações tenha em mente que a tranquilidade de estar cumprindo todas as suas obrigações faz toda a diferença para o sucesso do seu negócio.
Agora você já tem um bom entendimento sobre o futuro do e-commerce e como munir a sua empresa com estratégias inteligentes, coloque em prática essas táticas e desfrute dos frutos que essas soluções oferecem!
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