O papel da contabilidade na gestão de condomínios e associações.
Administrar um condomínio nos dias de hoje está diretamente ligado a convivência, gestão e estratégia, sendo quase equivalente a gestão de uma empresa propriamente. São empreendimentos que precisam de uma atenção especial e dedicação total por parte da administração envolvida. Os denominados síndicos, têm papel fundamental na gestão do condomínio, sendo imprescindível que este seja competente e saiba administrar de forma eficiente toda unidade, afinal são mais de 300 obrigações e inúmeros condôminos com ideias e opiniões distintas esperando que esse profissional bata o martelo diante de tantas alternativas. Dessa forma, ser capaz de identificar até onde os “braços alcançam” é essencial. O mesmo acontece com as organizações do terceiro setor, que por estarem extremamente envolvidas em suas causas deixam de lado toda transparência e credibilidade que uma contabilidade inovadora trás ao seu instrumento.
A contabilidade há tempos deixou de ser uma simples técnica passando a ter grande relevância na gestão organizacional, por esse motivo muitos preferem deixar essa incumbência na mão de especialistas contábeis, o que passou a ser uma realidade devido a minimização na quantidade de problemas de ordem legal, contábil e fiscal, gerando maior profissionalização e melhoria na qualidade dos serviços prestados à comunidade.
Apesar da ausência na obrigatoriedade de um profissional contábil para condomínios, a temida prestação de contas é, e muitas das vezes os demonstrativos são elaborados de forma inadequada, o que prejudica o condomínio e desenvolve uma certa insegurança e insatisfação nos moradores. Tudo o que a administração fizer terá reflexo, direta ou indiretamente, na valorização ou não do bem mais precioso para muitos, o patrimônio.
O importante aqui é deixar claro que tanto nas associações quanto nos condomínios a gestão é primordial, os benefícios são infinitos e a chance de erros é diminuída de forma brusca permitindo que os profissionais que assumem a responsabilidade civil, criminal, tributário entre algumas outras, exerçam o que de fato tem aptidão para fazer e façam com excelência.
- A grande questão é: Você sabe a importância de uma boa gestão?
Como em qualquer profissão, para assumir um determinado cargo é necessário obter algumas qualidades que são essências para execução da função, aqui também não é diferente, ser capaz de liderar e gerir de forma que as tarefas sejam executadas cumprindo os prazos e atendendo as demandas, é fundamental.
Quando a gestão é eficaz gera economia para o negócio e evita gastos desnecessários o que em muitas situações, por simples inoperância, incide em pagamento de taxas extras.
Tomar decisões corretas e realizar uma manutenção preventiva é extremamente importante. De tempos em tempos não realizamos aquele check up no médico? Então, da mesma forma sua estrutura organizacional precisa passar por um diagnóstico, alinhando os pontos críticos para que a medicação correta faça o verdadeiro efeito.
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