Porque terceirizar o financeiro da sua empresa?
Empreender diante de um cenário instável é uma tarefa nada fácil, porém quando aquele projeto embrionário é dado à luz, parece que grande parte do trabalho foi concluído. Entretanto, é exatamente nesse momento que muitos empreendedores se enganam, assim como os seres humanos precisam de alimento para sobreviver, o seu negócio também precisa de nutrientes que garantam a vitalidade da sua empresa e estar munido das ferramentas adequadas faz toda a diferença ao longo desse processo.
Em uma pesquisa realizada pelo Sebrae, dos 1.829 entrevistados, 46% dos empreendedores não sabiam o número de clientes que teriam e nem mesmo os seus hábitos de consumo, 39% sequer sabiam qual capital de giro seria necessário para abrir o negócio e 38% desconheciam seus concorrentes.
O grande motivo para a vida ou a morte de um negócio está no planejamento prévio realizado pelo empresário. Os números não mentem, nesta mesma pesquisa os índices mostram que 71% das empresas que procuram inovar em processos, aperfeiçoando produtos e serviços, se mantendo atualizadas com respeito as tecnologias, tendem a sobreviver mais tempo no mercado.
O mundo dos negócios é marcado pela enorme concorrência entre as diversas empresas e seus inúmeros serviços, assim como na seleção natural desenvolvida por Darwin “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. Nesse ambiente é preciso se diferenciar em todos os sentidos e responder de forma rápida as diversas mudanças do mercado.
Diante de tamanhas transformações e exigências do mercado, surge o BPO financeiro.
- Mas afinal, o que é BPO financeiro?
Da sigla em inglês BPO (Business Process Outsourcing) significa em português a terceirização de processos de negócios. De forma prática é quando uma empresa delega seus processos internos para um determinado especialista da área visando identificar novos pontos de melhorias em seu processo.
- Você deve estar se perguntando, como funciona o BPO financeiro?
A resposta é simples e rápida, um time de especialistas assume a sua rotina administrativa, incluindo faturamento, contas a pagar e receber, conciliação bancária, gestão do fluxo de caixa, emissão de relatórios financeiros, análise de indicadores de desempenho e muito mais. Além do aumento expressivo na produtividade, a empresa que adota esse sistema, reduz de forma brusca seus custos, uma vez que esses consultores irão avaliar minuciosamente seus processos orientando de forma estratégica o seu negócio, ganhando maior flexibilidade e tecnologia de ponta e sem dúvidas tempo para focar nos principais processos da sua empresa.
Segundo o Doutor em contabilidade pela FEA/USP e professor em Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Marcelo Barroso “É uma economia sem lógica. Muitas vezes, precisamos consertar retrabalhos ou negociações feitas de forma incorreta e prejudiciais ao próprio empreendedor. Há casos em que a empresa pode estar indo bem, pois os sócios veem o saldo em caixa e têm uma boa impressão sobre os resultados. Entretanto, podem não ter a visão macro do que pode ser retirado naquele mês ou que deveria ser mantido no caixa da empresa, por exemplo, para futuros pagamentos, aplicações ou retiradas. Esse conhecimento faz toda a diferença para a estabilidade financeira do negócio”.
Os benefícios do BPO financeiro são inúmeros e se enquadra para todos os perfis de empresa, seja uma startup ou mesmo uma empresa já estabelecida, a saúde financeira é a chave para o sucesso do seu negócio.
Se você quer acompanhar as mudanças de mercado ou mesmo crescer de forma segura e estruturada, não perca tempo, converse com um de nossos especialistas.
Nosso problema é a sua solução!
Comentar