Inteligência Artificial: Quais são os reais impactos nas empresas?

Inteligência Artificial: Quais são os reais impactos nas empresas?

Quando o assunto é inteligência artificial, muitos pensam em robôs ameaçadores tais quais alguns clássicos de ficção científica mostram e não é de hoje que esse tema vem sendo abordado e temido por muitos. O motivo? É que com o avanço da tecnologia, grande parte da população acredita que essas poderosas máquinas vão dominar o mundo e ganhar espaço no mercado de trabalho tomando suas funções e deixando muitos desempregados, de fato essa já é uma realidade, os robôs são capazes de otimizar vários processos realizando inúmeras funções ao mesmo tempo. Em um dos filmes de sucesso lançado em 2001 por Steven Spielberg, trazia a realidade a possibilidade da criação de máquinas com sentimentos, porém, essa ideia é um tanto equivocada, uma vez que sabemos que o próprio homem quem cria tais tecnologias e apesar da inteligência artificial fazer parte de nossas vidas, em alguns aspectos o ser humano é insubstituível, sendo pouco provável que ele opte pelo seu próprio fim.

Nos aprofundamos a respeito desse assunto e buscamos nesse conteúdo esclarecer o porquê essas incríveis máquinas são tão úteis e como elas vem transformando o dia a dia das grandes empresas

Não é de hoje que a inteligência artificial está inserida no mercado de trabalho e ela vai muito além de um simples facilitador na gestão dos negócios e vem ganhando espaço principalmente em negociações financeiras.

Em uma das Instituições financeiras mais antigas dos Estados Unidos e líder global em serviços financeiros, a famosa JP MORGAN CHASE & CO, graças a investimentos em machine learning, o programa COIN (Contract Intelligence) ganhou força, um software de ponta na nuvem que impactou diversos empresários e pessoas ao redor do mundo. Essa incrível ferramenta é capaz de analisar negócios financeiros em segundos, o que advogados e agentes de créditos gastavam 360.000 horas por ano, impressionante não é mesmo? E para nos deixar cada vez mais perplexos ele é menos propenso a erros e nunca pede férias. Surreal né? E esse banco não parou por aí, de acordo com o Diretor de operações Matt Zames “nós precisamos ser os líderes em tecnologia para serviços financeiros”.
O sistema além de auxiliar na automação de algumas atividades de codificação está tornando seus 20 mil desenvolvedores mais produtivos economizando bruscamente dinheiro.

Viu como mesmo as grandes empresas necessitam estar em constante evolução?
Se você tem uma empresa e ainda não adotou estratégias tecnológicas é bem provável que ainda esteja sofrendo com o gerenciamento do seu negócio, afinal em qualquer segmento, são diversos os obstáculos. Independentemente do nível de desenvolvimento que você empreendedor esteja, seja tático, estratégico ou operacional, tenha o entendimento que é possível utilizar de ferramentas como softwares, chatbots e parceiros que agregarão valor para sua empresa e otimizarão seus processos. Os grandes escritórios de contabilidade já possuem essa metodologia e utilizam da inteligência artificial para operacionalizar os processos dos seus clientes, outro fator positivo para iniciar essa parceria é que todos esses softwares tratam as informações direto da origem possibilitando que o seu contador seja mais consultivo, uma vez que ele não irá perder tempo digitando o movimento da sua empresa.
 
Se você já alcançou um nível de desenvolvimento estratégico não tenho dúvidas que já faz parte da sua rotina trabalhar com esses grandes aliados, mas se você ainda não atingiu o ápice no seu negócio, está preparado para dar o próximo passo?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *