Você sabe escolher o investidor ideal para o seu negócio?

A falta de capital para tirar uma ideia do papel e torna-la real é um mal que prejudica muitos empreendedores. Antes de buscar os diversos bancos em busca de um empréstimo – muitas vezes a juros que o negócio não vai suportar – é bom verificar se algum investidor teria interesse em injetar capital no seu projeto. É claro que a busca pelo investidor ideal deve ser realizada de forma rigorosa, buscando referências para dar o start nos seus negócios.

Nos dias de hoje, muito se fala sobre investimento anjo, Fundos de Investimentos, Empresas de Participações, Club Deals/Investiment club, entre uma série de outros tipos de investimentos. Devido a tantas opções disponíveis no Brasil é difícil escolher qual é a ideal para o seu negócio.

Tudo vai depender do estágio que sua empresa se encontra, porém, algumas informações relevantes devem ser apuradas na hora de escolher o investidor certo para o seu negócio.

 

Para entender melhor sobre o investidor ideal vamos falar sobre o ‘‘investidor anjo’’, mas o que são os ‘‘investidores-anjo’’?

Historicamente, o termo foi criado em 1920, referindo-se aos patronos no setor teatral que bancavam os custos de produção na Broadway. Também podemos dizer que o indivíduo que investe em um negócio em sua fase inicial e assume todos os riscos é como um “anjo da guarda”, por isso o termo “investidor-anjo”.

Este investidor é essencial para o sucesso do empreendimento, pois, além do investimento financeiro, o qual representa um percentual pequeno de seu patrimônio, em média de 5% a 10%, ele agrega sua experiência e atrai novos investidores através de seu networking profissional e pessoal.

Grandes empresas internacionais tiveram em seu projeto inicial a participação de investidores-anjo, tais como: Google, FedEdx, Facebook e Apple.

Nos últimos anos houve um crescimento no número de investidores dessa modalidade no Brasil, o que levou ao surgimento de plataformas que têm como objetivo intermediar investidores-anjo e startups, tais como Broota e Anjos do Brasil.

 

O que os investidores chamam de startup?

Startup significa o ato de começar algo, habitualmente relacionado com companhias e empresas que estão começando suas atividades e que buscam explorar práticas inovadoras no mercado.

Significava um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, poderia fazer dinheiro.

Resumidamente, a definição mais atual e que satisfaz diversos especialistas e investidores é a que diz que ‘‘uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza’’. ­­­­­­­­

Empresas startup são jovens e buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio revolucionário.

 

Montei uma startup, e agora?

As primeiras empresas a seguir o modelo startup começaram a aparecer no Brasil no começo do século XXI, sendo que a partir de 2010 este ramo apresentou um crescimento vertiginoso, de acordo com dados da Associação Brasileira de Startups – ABStartups.

O importante é ter um conceito claro e original na mente e no papel para dar os primeiros passos. Procure fatores que torne sua solução realmente singular.
Certifique se algo parecido já está sendo feito e como está sendo feito.
É importante pensar em como essa ideia seria aplicada e possivelmente reproduzida no futuro.
Aprenda mais sobre como gerir um negócio

Independentemente do quão genial for a sua ideia, qualquer startup precisa montar um plano de negócios onde será possível ver exatamente como a empresa pretende ser rentável.

Além de nortear as ações do empreendedor, essa é uma ótima forma de apresentar a possível lucratividade para investidores.

Um dos aspectos mais importantes para se iniciar e operar uma empresa de sucesso são os serviços de contabilidade, é fácil se ocupar com o nome comercial que atraia os clientes, um atendimento diferenciado que satisfaça seus consumidores, sem contar em todo glamour para projetar o site do seu novo negócio.

Entretanto, sem uma sólida compreensão dos números e sem a conformidade com fisco, o negócio não terá longevidade.

Outro motivo muito importante para você contratar uma empresa de assessoria contábil especializada em serviços de contabilidade para startups é o fato de existirem vários investidores de olho em sua Startup, e que, dependendo da situação, podem optar por não investirem em seu negócio em função da ausência de relatórios contábeis consistentes ou até da descoberta de um passivo tributário que você — como gestor — não fazia ideia da existência.

 

Tenha um discurso na ponta da língua

pitch (uma palavra em inglês para discurso do vendedor) precisa ser curto, claro, contar sua história, mostrar como sua ideia traz a solução para um problema e – é claro – mostrar que ela é financeiramente atrativa para o futuro parceiro de negócios.

É uma ferramenta usada pelos empreendedores para “vender” o projeto da sua empresa para potenciais investidores. O tempo de apresentação é curto (entre 2 e 3 minutos) e deve trazer informações que sejam capazes de chamar a atenção. O objetivo é conseguir mais tempo para conversar depois desse primeiro minuto de apresentação.

Tenha sempre um pitch bem treinado e conciso, leve sempre informações relevantes e aumenta suas chances de chamar a atenção do investidor.

​Para aprender a elaborar um pitch, sugerimos o capitulo “O Pitch (Quase) Perfeito” do livro digital “Dicas e Segredos para Empreendedores”, que pode ser  lido em qualquer computador (Windows ou Mac), Tablet (Kindle, iPad ou Android) ou ainda em Smartphones (iPhone, iPod ou Android).

Bom, agora temos a certeza de que você está preparado para dar os primeiros passos e montar sua startup. Seja o mais novo empreendedor do mercado!

Você não precisa seguir sozinho por uma jornada que pode ser trilhada em parceria, com troca de experiências e através de um serviço prestado com excelência. Que tal conversar com um de nossos especialistas?

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