Você tem uma boa ideia? Conheça 4 ferramentas modernas para planejar e abrir o seu negócio.
Em tempos de crise, empreender pode ser uma ótima opção para quem está sem emprego e sempre teve um sonho na gaveta. No entanto, para o seu negócio ter êxito, é preciso se preparar e planejar estrategicamente. Assim como para organizar uma festa ou construir uma casa, montar um negócio também necessita de planejamento, que atrelado a uma boa ideia, sua empresa dará os primeiros passos em direção ao sucesso. Contudo, adianto que para te levar ao caminho das pedras, o ponto de partida é a elaboração do plano de negócios.
Afinal, como montar um plano de negócios?
Preparamos 4 formas para te ajudar a estruturar e finalmente abrir o seu negócio.
- Elaborando o plano de negócios
Como forma de ampliar seu campo de visão e definir o seu mercado de atuação, o plano de negócios é um grande aliado, nele deve conter todas as informações do projeto, orientando na busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e serviços a serem ofertados, bem como público- alvo, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo assim para a identificação da viabilidade da ideia e na gestão da empresa. O nome já diz é um plano, ou seja, um escopo completo de todas as particularidades e pontos relevantes que compreendem o seu negócio. Com essa ferramenta de gestão, toda a insegurança e margem de erro é diminuída de forma brusca, aumentando as chances de vida da sua empresa.
- Utilize recursos digitais.
Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é um recurso digital. De forma geral, tudo que contribui para a interação entre o homem e o computador pode ser considerado um recurso digital. Para os empreendedores e donos de negócio, o uso das tecnologias digitais é praticamente indispensável. Em alguns casos, é possível fazer tudo de maneira analógica, porém, isso aumenta a quantidade de erros e prejudica a produtividade da empresa.
Nos dias de hoje, com as novas tecnologias e a agilidade que elas trazem, o comportamento do consumidor mudou completamente e as empresas estão cada vez mais se modernizando para atender as diversas demandas e exigências desses clientes, visto que para os negócios é uma excelente alternativa de se manter competitivo, se destacando no mercado.
Exemplificando esse contexto, softwares como a: OMIE, CONTAAZUL, NIBO e o G Click auxiliam na gestão empresarial e trazem mais organização, padronizam os processos, aumentam a eficiência e atraem clientes.
Viu como é fácil? Você não precisa mais perder tempo trabalhando sozinho, essas ferramentas trabalham por você!
- Invista no Marketing
Começar o seu negócio quando a economia e o mercado encontram-se cada vez mais instáveis pede criatividade e engenhosidade. O marketing é vital para seguir à frente do jogo e seus concorrentes. É imprescindível avaliar os custos para divulgar o seu produto e se você ainda não pensou nisso já começou errado. Saber exatamente o que você vai vender, qual é o seu público alvo, são peças chave para construção desse novo projeto e já que estamos falando de modernidade, porque não falarmos do grande protagonista dos negócios de sucesso, o marketing Digital.
Entenda melhor como funciona o marketing digital!
Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.
Mas você deve estar se perguntando por que o marketing digital deve ser uma prioridade ao abrir o meu negócio?
- Interatividade
A internet mudou a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes. Atualmente, os consumidores têm confiado na internet como forma de auxílio na tomada de alguma decisão, buscando informações sobre o produto ou empresa.
As empresas fazem campanhas, publicações e do outro lado da tela os consumidores podem interagir, opinar e indicar novas pessoas com apenas uns cliques, o que estreitou o relacionamento empresa/consumidor.
- Direcionamento
Nunca foi tão fácil impactar um grande número de pessoas. Além da propagação da informação, você economiza dinheiro, uma vez que consegue direcionar seu conteúdo para o público certo, evitando desperdícios.
- Mensuração
É possível medir em detalhes os resultados de cada campanha realizada, verificando qual ação está dando resultado ou não, investindo assim nas campanhas que dão maior retorno.
- Forme um time empreendedor
Uma boa ideia depende da execução e para isso um time qualificado fará toda a diferença no seu negócio. Uma equipe adequada pode ajudar no sucesso da empresa, já uma escolha errada de parceiros nessa grande empreitada pode trazer prejuízos “Cuidado com a escolha do sócio”, alerta Marcelo Cherto. Para o consultor, a escolha de pessoas conhecidas e próximas nem sempre pode ser o melhor negócio. O ideal é que os sócios se complementem entre si. Enquanto um sócio tem um perfil mais conservador e equilibrado o outro deve ter uma postura mais ousada e propenso a empreendimentos arriscados.
Abri minha empresa, e agora?
Depois de todo esforço formulando o plano de negócios, investindo em ferramentas e estruturando o comercial da sua empresa, é fundamental pensar na sobrevivência. Estudos apontam que o índice de mortalidade das empresas brasileiras—aquelas que fecham no primeiro ano de vida—gira em torno de 16%.
Para dar segurança e credibilidade ao seu negócio, é necessário que o empreendedor se conscientize de que é preciso apoio técnico de profissionais experientes para assessorar e ajudar a enfrentarem novos desafios. A Confiare tem profissionais com a experiência necessária para prestar a consultoria e os procedimentos contábeis que a sua empresa VAI PRECISAR!
Comece agora seu plano de negócios e caso tenha ficado alguma dúvida, venha conversar conosco, será um prazer fazer parte da realização do seu sonho.
0 comentários