Quando falamos de planejamento estratégico para um determinado negócio sabemos que é um trabalho que requer pensar a longo prazo, definir valores, metas e criar planos de ação. Um escritório de advocacia é um negócio, e para dar certo, precisa de gestão.
É uma organização com clientes, colaboradores, receita e contas a pagar. Portanto para alcançar resultados positivos, ter lucro e se desenvolver de modo sustentável, é necessário mais que bons advogados.
Antes de mais nada, é necessário olhar o escritório de advocacia como uma empresa, por mais informal que ela seja no momento.
Como qualquer corporação, o escritório possui colaboradores que executam as tarefas necessárias e funciona por meio da prestação de serviços qualificados com a finalidade de dar lucro.
Gerir um escritório de advocacia ou a carreira e o faturamento recebido atuando como advogado autônomo não é nada fácil, não é mesmo?
Se você pensa e faz planos de maneira estratégica, este conteúdo foi elaborado para você! Sem mais delongas, vamos ao que realmente interessa.
- 1. Análise SWOT / Plano PDCA
Diversas soluções de marketing, administração e empreendedorismo podem ser utilizadas no escritório de advocacia, por exemplo:
Análise SWOT
É a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
No Brasil, você pode ouvir algumas pessoas chamando essa análise FOFA (Forças, Ameaças, Fraquezas e Oportunidades). É muito utilizada no planejamento estratégico das empresas ou de novos projetos, pois consiste na realização de um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente que o cerca.
Plano PDCA
O ciclo PDCA ou SDCA, em inglês, Plan, Do, Check e Action, criado por Walter A. Stewart, na década de 20, se tornou conhecido quando William Edward Deming, um dos gurus da gestão de qualidade, espalhou o conceito pelo mundo. É um método a ser seguido toda vez que uma decisão for tomada.
Primeiro planejamento e execução, o que implica também em treinamento, execução propriamente dita e colheita de dados. Posteriormente, realiza-se a verificação e a avaliação de tudo o que deu certo ou errado durante a fase da execução e, por último, ações que visem corrigir e aperfeiçoar o projeto.
“Empreender é o modo de pensar e agir de forma inovadora, identificando e criando oportunidades, inspirando, renovando e liderando processo.’’
Mas para ser um verdadeiro empreendedor você precisa manter todos os aspectos da gestão do seu escritório de advocacia de forma eficiente!
Então lá vai uma dica muito importante para te ajudar nessa nova empreitada!
O crescimento da concorrência no setor jurídico evidenciou a necessidade de profissionalização da gestão de escritório de advocacia. A modernização do Judiciário, a partir da implantação dos processos digitais, tem feito os advogados gestores compreenderem a importância de adequar a estrutura organizacional e administrativa da banca de forma semelhante à de uma organização empresarial.
Como a maioria dos advogados, acreditamos que você não começou a sua carreira na área do Direito para se tornar um empresário, e sim para colocar toda as suas habilidades jurídicas a disposição dos seus clientes e suas causas. Investir no seu futuro, cuidar dos seus clientes e estar sempre atualizado mantendo um alto desempenho em sua carreira profissional toma quase todo o seu tempo valioso.
Pensando dessa forma por que não deixar os assuntos contábeis para uma equipe de especialistas em contabilidade para escritórios de advocacia e manter o foco onde realmente é necessário? Manter seu escritório em conformidade e regularidade fiscal requer toda dedicação e sabemos que você precisa dedicar seu tempo integralmente a satisfação dos clientes e para isso todo cuidado é pouco na escolha dos parceiros certos.
- 2. Formatações possíveis para um escritório de advocacia
Como falamos anteriormente entendemos que o principal objetivo dos escritórios de advocacia é prestar serviços com excelência, garantindo crescimento profissional da equipe, de forma sustentável. Entretanto, para garantir que esse processo rode perfeitamente, entendemos também que a satisfação do cliente é primordial nessa corporação.
Podemos então citar 3 fatores importantes que se correlacionam entre si.
1) Satisfação do cliente 2) Sustentabilidade 3) Satisfação da equipe
No entanto, é importante ressaltar que existem diversos tipos de clientes (com suas peculiaridades), ao mesmo tempo que existem diversos nichos de profissionais no mercado. Dessa forma é de se esperar que existem diversas formatações possíveis para um escritório de advocacia.
A identificação mais usual é a seguinte:
Escritório Butique: Nesse estilo europeu, a empresa pode estar em uma estrutura mais enxuta, bem localizada na cidade, com ambiente bem decorado e intimista para fechar negócios. De acordo com o professor de empreendedorismo do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), Erlon Labatut, esse modelo de negócios pode ser positivo, desde que sejam tomados alguns cuidados no planejamento e gestão dos escritórios boutiques. “Como em todo empreendimento, uma boa ideia é fundamental, mas existe um caminho a ser percorrido para que a ideia se transforme em um negócio lucrativo e sustentável no longo prazo”, diz o especialista.
Escritórios estruturados: Na palestra ‘‘Estratégia e Crescimento Estruturado para Escritórios de Advocacia’’, Barém, advogado e pós-graduado em Administração e em Economia de Empresas pela FGV-São Paulo, afirmou que, hoje, a estratégia é tão importante quanto o Direito para a sobrevivência da sociedade.
Na sua visão, o advogado tem de ser um parceiro de negócios do seu cliente, e não apenas um consultor de temas jurídicos. E também precisa estudar mais, para ter uma visão macro não apenas do negócio do cliente — mas para gerir o seu próprio escritório. Tal como o seu cliente, ele próprio é um empresário.
Ele segue seu afirmando ‘‘É uma atividade regulada pela OAB, com contas para pagar, contas a receber, obrigações trabalhistas, custos etc.’’ Para funcionar bem, necessita de estratégias bem-sedimentadas, que contemplem aspectos como: tamanho, especialização, nicho de mercado, rentabilidade e necessidade de crescimento, entre outros.
Escritórios de massa: Divergente da ‘‘boutique jurídica’’ que é extremamente especializada, a advocacia de massa cuida de casos menos complexos, habituais e similares entre si, sendo bem comum nas áreas Trabalhista e do Consumidor.
Para gerenciar essa formatação não basta apenas administrar um grande volume de processos, é necessário também uma equipe jurídica com profissionais de categorias diversas, uma equipe administrativa e manter um bom relacionamento com o cliente.
Ingressar neste nicho requer características especificas de um profissional, sendo ele dedicado, que possua poder de comando, agilidade de raciocínio, segurança e conhecimento em processo civil e no direito material vertido nas causas por ele gerenciadas.
Seja qual for a sua escolha, você deve ter em mente que é necessário o planejamento e uma boa gestão para garantir que seu escritório dê certo!
Você acabou de ler várias dicas, conselhos e uma série de ferramentas úteis à sua gestão. Agora, se você quer sair na frente e compreender de que forma uma metodologia pode se adequar à realidade do seu negócio, venha conversar conosco!
Deixe a gente te ajudar a crescer e se desenvolver, não deixe de fazer o planejamento estratégico na advocacia. Comece pelo simples, o difícil a Confiare faz para você!
Comentar